Portal das Artes


Ana Lúcia Lapolli

São Paulo, SP

Pintura em madeira

 

Ana Lúcia é artista plástica e professora de artes há mais de 20 anos. Se encantou com a beleza das aves ao ganhar o livro “Guia Fotográfico Aves do Pantanal”. Durante um almoço em uma viagem de férias, descobriu uma série de gravuras pintadas em madeira de demolição. Foi quando se lembrou dos antigos tacos guardados em casa e daí surgiu a ideia de reproduzir as belas aves do livro nos tacos, transformando em arte um material que iria para o lixo. Os tacos são desenhados a grafite e pintados com tinta PVA fosca para madeira. Para o plano de fundo, as tintas são aplicadas em tom mais aguado para preservar a cor da madeira e dar destaque às aves, cuja ilustração procura reproduzir suas cores naturais.

 

Clique aqui e conheça o trabalho de Ana Lúcia.

Fabíola Campos

São Paulo, SP

Óleo sobre tela

 

Artista autodidata, com produção profissional desde 1988, Fabíola Campos tem em seu currículo várias premiações tais como ouro, prata, bronze e menções honrosas pela Associação Paulista de Belas Artes, Associação Comercial de São Paulo e outros salões de artes. TSeus trabalhos estão em coleções particulares e comerciais no Brasil e no exterior. Frequentemente faz exposições individuais e coletivas, e tem nas aves um de seus temas favoritos.

 

Clique aqui e conheça o trabalho de Fabíola Campos.

Juliana Hiendlmayer e Elenice Griboski

Jaraguá, SC

Camisetas estampadas birdwatching

 

A YES BIRD é uma marca catarinense de roupas e acessórios com estampas de aves e da natureza. Simboliza um estilo de vida simples e ecologicamente consciente com o mundo onde vivemos. O objetivo é vestir a ideia de respeito e de admiração pela avifauna e incentivar a preservação da natureza, levando o estilo de vida que escolheram para qualquer lugar onde fossem. Ou seja, através do vestir das roupas e dos acessórios que transmitem o fascínio pelas aves brasileiras e o prazer em observar aves.

 

Clique aqui e conheça o trabalho da Yes Bird.

Nice Chaves

São Paulo, SP

Artesanato em acrílico e MDF

 

Somos uma família de projetistas que acredita em produtos simples, funcionais e sustentáveis. Encontramos na tecnologia de corte e gravação a laser a solução ideal para trazer nossas ideias à vida. Produtos como abajures com luzes LED, caixas organizadoras, porta objetos e presentes, são projetados e executados com extrema precisão, graças a um processo totalmente informatizado. São produtos exclusivos e personalizados, seguindo uma filosofia de reaproveitamento de materiais, redução de resíduos e menor consumo de energia.

 

Conheça o trabalho de Nice Chaves.

Rita Resende

São Paulo, SP

Patchwork

 

Rita Resende faz trabalhos manuais desde criança, ensinados pela avó. Se interessou por patchwork e costura criativa há mais de 15 anos, inicialmente como um hobby, hoje são suas principais atividades. A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”. É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. Seu trabalho inclui diversos produtos. Está sempre pesquisando e aprendendo novas técnicas para poder aproveitar melhor os retalhos de tecidos e outros materiais que utiliza na confecção. Cada peça é única, produzida artesanalmente.

 

Conheça o trabalho de Rita Resende

Roberta Samut

São Paulo, SP
Batik em tecido

Roberta Samut é artista plástica especializada em Batik, uma técnica de tingimento antiga e tradicional do oriente, que utiliza cera de abelha e parafina para vedar e/ou delimitar áreas, e tintas de origem vegetal para colorir. Atualmente o Batik é mpregado em diversos materiais como couro, papel, madeira e tecidos de todos os tipos.

A artista usa essa técnica para representar diversos elementos da natureza, em especial as aves brasileiras. Cada peça é única, preservando os detalhes impressos no tecido pela criatividade da artista.

 

Simone Fraga

Sacramento, MG
Marchetaria em madeira

Simone Alves Fraga trabalha com marchetaria desde 2009, e seu trabalho retrata em especial a Serra da Canastra e sua fauna. A técnica consiste em sobrepor laminados de madeira de diversas espécies e, com uso de estiletes, recortar manualmente e encaixar as peças, dando forma aos desenhos que podem ser aplicados em qualquer superfície plana de madeira.

Em seu trabalho, a artista destaca a beleza da fauna do Cerrado.

Valdeir José

Casa Grande, MG

Artesanato em madeira

 

Em 2013 Valdeir começou com este artesanato em madeira utilizando equipamentos como faca, facão e serra. A inspiração vem de sua admiração pelas aves. Começou fazendo um galo em homenagem ao time do coração, Atlético. Mas antes disso, quando era criança, fazia galinhas de barro, e só depois começou a faze-las na madeira e não parou mais. Hoje faz peças de todos os tipos e variedades.

 

Clique aqui e conheça o trabalho de Valdeir José.