A Associação Onçafari foi criada para promover a conservação ambiental e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico por meio do ecoturismo e da pesquisa científica. Hoje, seu trabalho visa conservar a biodiversidade em vários biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas no Pantanal e lobos-guará no Cerrado.

Clique aqui para mais informações

ONÇAFARI

A Associação Onçafari foi criada para promover a conservação ambiental e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico por meio do ecoturismo e da pesquisa científica. Hoje, seu trabalho visa conservar a biodiversidade em vários biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas no Pantanal e lobos-guará no Cerrado. Eles conscientizam esses dois animais, sua importância na natureza e envolvem visitantes em esforços de conservação. Dar palestras faz parte do processo de conscientização sobre esses predadores e outros animais que habitam os mesmos biomas. Essas apresentações são feitas em escolas, universidades brasileiras e estrangeiras, bem como para convidados que visitam Onçafari.

Estações do Pantanal
Cheia (inundação) – novembro a março – a chuva é mais constante e os rios são inundados. Esta época do ano é quando o Pantanal é realmente uma terra úmida e a vegetação é realmente verde. Durante esse período, é mais difícil ver a vida selvagem, principalmente os mamíferos.
Vazante – de abril a junho – os rios voltam ao seu curso principal. Como período de transição, você pode ter um pouco das duas estações principais, a vegetação ainda é verde e a vida selvagem começa a parecer mais.
Seca – de julho a outubro – os rios estão de volta ao seu curso principal. É a melhor hora para ver a vida selvagem.
http://climate-charts.com/Locations/b/BZ83611.php

EXPERIÊNCIA DE DIA INTEIRO

Passe um dia inteiro com a equipe de habituação da Jaguar e siga suas atividades. Essa experiência tem duração de aproximadamente 6h às 7h, que são separadas ao longo do dia com saídas pela manhã e à tarde. Refeições, intervalos e acomodações estão no Refúgio Ecológico Caiman (não incluído).

Algumas das atividades diárias são:

Pesquise faixas Jaguar;
Procure pistas diferentes que possam levar a esses grandes felinos magníficos;
Verifique as armadilhas das câmeras definidas anteriormente para sinais da Jaguar;
Faça o download dos dados do satélite para verificar as posições anteriores monitoradas da Jaguar;
Pesquise Jaguares específicos usando um receptor VHF;
Encontre, monitore e observe os comportamentos da Jaguar na natureza;
Continue o processo de habituação.

Você poderá ver em primeira mão algumas das fotos tiradas pelas armadilhas fotográficas e experimentar todos os recursos tecnológicos utilizados. Na base, você falará sobre o projeto e seus objetivos.

Nota: Se você optar por esta atividade por mais de um dia durante a sua estadia, a partir do segundo dia, ela poderá ser reservada apenas em uma excursão privada.

É uma experiência ainda mais intensa, onde você pode se juntar à equipe Onçafari por 3 ou mais dias. É semelhante à “Experiência de dia inteiro”, mas é reservado em três dias. Refeições, intervalos e acomodações estão no Refúgio Ecológico Caiman (não incluído).

EXPERIÊNCIA COMPLETA

Este pacote aumentará suas chances de encontrar um Jaguar e você se envolverá ainda mais nas atividades do Projeto. Você também aprenderá sobre o pioneiro projeto Rewild, que em parceria com o Cenap (Centro Nacional de Pesquisa em Conservação de Carnívoros) / ICMBio, trabalha para reintroduzir onças-pintadas na natureza – uma ferramenta importante para restabelecer populações ameaçadas de extinção.

EXPERIÊNCIA VIP

Em certas épocas do ano, os fundadores do Projeto Mario Haberfeld e Simon Bellingham podem estar disponíveis. Consulte-nos para disponibilidade e preços.

PARTIDAS DIÁRIAS – O ITINERÁRIO PODE MUDAR DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

ANOTAÇÕES IMPORTANTES:

Todo o equipamento mencionado nem sempre pode ser usado. Os Jaguares monitorados por coleiras variam mensalmente e, por razões técnicas, podem não estar disponíveis durante a sua estadia. As armadilhas da câmera são instaladas regularmente em campo e a quantidade de dados capturados por elas depende do movimento do animal.
O Onçafari não pode garantir que um Jaguar será avistado durante a sua estadia. Seu objetivo é não interferir no modo de vida selvagem do Jaguar e, portanto, eles não podem colocar os interesses dos hóspedes na frente dos dos Jaguares. As chances são maiores (não garantidas) entre o final de junho e o início de outubro.
O objetivo da Onçafari Science é monitorar e avaliar o comportamento dos animais diante de atividades turísticas. Além disso, avalia o estado de saúde dos animais e estuda a ecologia e a fisiologia, contribuindo para o avanço do conhecimento científico das espécies e melhorando sua proteção (apenas alguns Jaguares usarão um colar de identificação).
O Ecoturismo Onçafari trabalha para habituar os Jaguares à presença de veículos. “Habituar animais” não significa domesticá-los, mas deixá-los completamente selvagens e livres sem se sentir ameaçados pela presença de veículos.
Todas as doações irão diretamente para a conta sem fins lucrativos Onçafari.