Consultoria


Avaliação de potencial para Ecoturismo e Turismo de Aventura

Direcionado a empresários e proprietários de pousadas e sítios turísticos, esta avaliação objetiva identificar o potencial para o ecoturismo dessas propriedades, orientando as principais atividades que podem ser desenvolvidas, incluindo capacitação de profissionais do turismo como atendentes de agência e guias de turismo.

Onde já aconteceu: diversos municípios do Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Consultoria Ambiental

Elaboramos inventários de fauna e flora, Planos de Manejo, Avaliação Ecológica Rápida e Gestão Ambiental em parceria com técnicos qualificados e especializados.

Onde já aconteceu: diversos municípios de Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Diagnóstico e avaliação de infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves

Direcionado a gestores de Unidades de Conservação, micro e pequeno empreendedor, donos de pousadas e sítios turísticos interessados em conhecer o turismo de observação de ave e introduzir essa atividade em suas áreas. Utilizamos metodologia própria para avaliar a propriedade, identificando seu potencial para a atividade e indicando as ações necessárias para viabilizar a observação de aves. Pode ser feito individualmente ou após a participação no workshop.

Onde já aconteceu: Gonçalves e Vale do Aço/MG; Paraty, Petrópolis, Teresópolis, Resende e Macaé/RJ; Passos Maia, Indaial e Urupema/SC; Afonso Cláudio, Serra do Caparaó e região das Serras/ES; e Ilhabela/SP, Boa Vista e Caracaraí/RR; Praia do Forte/BA.

Eco Bonsai

Um projeto lúdico e educativo executado em escolas e empresas, onde rejeitos úmidos e secos são utilizados para a criação de bonsais, uma tradição milenar da cultura japonesa. Uma proposta que une trabalho manual, meditação e reflexão sobre o meio ambiente.

Onde já aconteceu: Igarapava/SP, Sacramento/MG, Delta/MG, Franca/SP, Uberaba/MG, Conquista/MG

Educação Ambiental / jogos cooperativos

Desenvolver comportamento cooperativo resulta em melhores resultados na aprendizagem. A Maritaca Expeditions tem uma ótima experiência em atividades com jogos lúdicos e cooperativos, destinados a crianças e jovens entre 5 a 17 anos. Nossos jogos são alinhados com as propostas e objetivos solicitados pela equipe pedagógica, sempre com resultados positivos.

Onde já aconteceu: Instituto Terra Viva e escolas de Sacramento/MG, Conquista/MG, Igarapava/SP

Participação no projeto Embaixadores do Parque, Sebrae/RJ

Organização do Festival Aves do Rio em Petrópolis, onde empreendedores e gestores apresentaram suas experiências com a atividade para os participantes do projeto. Em seguida foi apresentado o workshop Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves nos municípios participantes, tendo como encerramento a elaboração do livreto Aves do Rio, com informações sobre a observação de aves nos parques nacionais envolvidos no projeto, bem como dos empresários participantes. Trabalho realizado entre 2015 e 2016 no Rio de Janeiro.

SGS – Gestão de Segurança

Pode ser palestra, diagnóstico ou orientação para implantação. Com base nas normas técnicas da ABNT é feita uma avaliação de risco no empreendimento, indicando as principais providências para minimizar o risco de acidentes.

Onde já aconteceu: Em 2013 e 2014 foram feitas palestras e consultorias relacionadas as melhores práticas da ABNT 15.331, base para a ISO 21.101 de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura.
Este trabalho foi desenvolvido em El Salvador junto ao Ministério de Turismo local, apresentado também na Nicarágua e Guatemala.

Treinamento empresarial

Através de jogos cooperativos alinhamos com o RH da empresa para trabalhar os pontos positivos e negativos da equipe. Ações desenvolvidas para o Laticínios Scala  e UHE Igarapava

Desenvolver comportamento cooperativo, trabalhando os pontos positivos e negativos de uma equipe, facilita o cumprimento de metas dentro de uma corporação. A Maritaca Expeditions tem uma ótima experiência em atividades com jogos lúdicos e cooperativos, ajudando a gerar melhores trabalhos em equipe. Nossos jogos são alinhados com as propostas e objetivos solicitados pelo RH da empresa, sempre com resultados positivos.

Onde já aconteceu: UHE Igarapava, Laticínios Scala, guias e condutores da Serra da Canastra/MG.

Turismo o que é?

Neste trabalho de valorização do turismo local, apresentamos aos participantes a diferença entre produto, atrativo e potencial turístico, utilizando para isso as características do próprio município, entendendo a importância desta atividade para economia local e valorizando o patrimônio histórico e ambiental da região. Direcionado a empreendedores e equipes de funcionários que trabalham diretamente com o turista. Ao final do treinamento, os participantes recebem informações sobre todos os produtos e atrativos turísticos do município e região.

Onde já aconteceu: Sacramento/MG, em parceria com a prefeitura municipal e hotel Samba Viva!.